Laboratório Veterinário - Assisvet

COMPLEXO VETERINÁRIO DO LITORAL ALENTEJANO
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Laboratório Veterinário


O Laboratório Veterinário do Litoral Alentejano (LVLA) está localizado desde Janeiro de 2006 na Zona Industrial Ligeira, lote 2 em Santiago do Cacém e funcionou desde 1993 em outras instalações, altura em que iniciou a sua actividade no âmbito de diagnóstico de doenças veterinárias.

Os serviços prestados por este laboratório são essencialmente para a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), através da realização de ensaios de acordo com as normas, recomendações e especificações aplicáveis sob a orientação do Instituto Nacional de Investigação alimentar e Veterinária ( INIAV).

O laboratório, para o exercício da sua actividade, dispõe de pessoal qualificado, com competência para a execução dos ensaios que lhes são solicitados pela Direcção Geral de Veterinária.

As actividades do laboratório são, no âmbito do serviços descritos anteriormente, a execução de análises para diagnóstico das seguintes doenças:

- Brucelose, pequenos e grandes ruminantes e suínos, pelos métodos de Rosa de Bengala e, Elisa no leite;
- PRRS dos suínos, pelo método de Elisa;
- Leucose enzoótica dos Bovinos;
- Febre catarral dos Ovinos "Língua Azul";
- Doença de Aujeszky, dos suínos, pelo método de Elisa;
- Leishmaniose, pelo método de Elisa;
- Análises coprológicas pela técnica de McMaster e Willis;

O Laboratório Veterinário do Litoral Alentejano é dotado de instalações técnicas e de equipamentos adequados, com capacidade para assegurar a qualidade técnica dos ensaios efectuados. Salienta-se ainda que o LVLA cumpre as normas e legislação em vigor sobre qualidade, segurança e higiene.

O LVLA é um laboratório acreditado pelo IPAC, segundo a norma NP/EN ISO 17025:2005, desde 2011 para os métodos Rosa Bengala, Fixação do Complemento e Elisa para leucose e D.Aujeszky; e desde Abril 2013 para o método Elisa no leite.

As instalações do Laboratório são permanentes. O Laboratório tem as seguintes divisões:

- Sala de recepção de amostras/soros;
- Sala de preparação de amostras/soros;
- Sala de prova de Rosa de Bengala;
- Sala de lavagem e esterelização de material;
- Sala de prova de Fixação do complemento;
- Sala da prova de Elisa;

Além destas salas ainda existem outras (Parasitologia, Bromatologia e Bacteriologia) que não estão dentro do âmbito da acreditação, há ainda três escritórios de apoio e uma sala para depósito de resíduos com saídas indepentedentes para o exterior do laboratório.
O Laboratório Veterinário do Litoral Alentejano, tem como política a prestação de serviços de qualidade, baseando-se para isso na contínua actualização técnica dos seus meios e nas boas práticas profissionais dos seus técnicos. Desta forma, garante que todos os seus ensaios são executados de acordo com os procedimentos estabelecidos, assegurando a qualidade dos resultados e consequentemente a satisfação dos requisitos do seu cliente.

De futuro, pretende-se alargar o leque de serviços prestados pelo Laboratório, no que diz respeito à realização de provas de diagnóstico relacionadas com animais de produção, animais de companhia e análises químicas e microbiológicas em Controlo Alimentar


Disponibilizamos aqui o formulário de requisição de análises >>


Morada: Zona industrial ligeira, Lote 2
7540-230 Santiago do Cacém
Tel/Fax: 269 826 302
Horário: Segunda a Sexta - 9h ás 13h | 14h ás 18h
HOTEL CANINO
Fax: 269 826 302
Telemóvel: 968 763 632

LABORATÓRIO VETERINÁRIO
Tel/Fax: 269 826 302

COMPROVETE
Tel/Fax: 269 825 193
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal